Quando se trata de crianças com T.G.D., uma das características é a dificuldade em brincadeiras simbólicas. Já ouvi muitas vezes "essa criança não brinca"... Brinca, sim! E de um jeitinho muito peculiar. Por vezes, uma tampa de panela ou uma meia podem ser bem mais interessantes que uma boneca ou um carrinho.
Na Sala de Recursos investimos em jogos, adaptados ou não e na utilização de tudo que pode levar ao lúdico, a uma brincadeira.
É importante lembrar a diferença entre jogo e brincadeira. No jogo as regras são explícitas; na brincadeira elas são implícitas, os participantes vão criando conforme o tempo passa. O que é interessante no jogo e na brincadeira é a interação que ambos proporcionam. Esta interação pode acontecer com um colega de sala, com a professora ou até mesmo com um computador. Temos usados jogos onde os alunos podem mostrar seus conhecimentos e ampliar seus saberes, através da intervenção pedagógica.
Com os alunos com D.I., temos usado jogos como pega-varetas, dominó, memória e alguns jogos de tabuleiro. A intencionalidade é a compreenção de regras, a sequência lógica, a elaboração de estratégias e também lidar com o "ganhar ou perder".
Todos se divertem. E criança feliz é criança interessada! A aprendizagem se torna significativa e prazerosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário